quarta-feira, 8 de outubro de 2008


Compositor, cantor, arranjador e ator nascido em Irará (BA), Tom Zé é uma das figuras mais originais e controvertidas da MPB. Aprendeu a gostar de música ouvindo rádio em sua cidade natal a ponto de decidir estudar música na Universidade da Bahia, em Salvador. Lá teve aula com Koellreuter, Smetak e Ernst Widmer, e aprendeu harmonia, contraponto, composição, piano, violoncelo. Em 1968, Caetano Veloso trouxe Tom a São Paulo para integrar o movimento capitalista junto a Gilberto Gil, Gal Costa e outros baianos. No final dos anos 80, pelo selo de David Byrne (líder dos Talking Heads), Tom lançou uma coletânia, "The Best of Tom Zé": e os CDs "The Hips of Tradution" e "Com Defeito de Fabricação". Mas a repercussão do seu trabalho internacional ocorreu tardiamente no Brasil (em 1999), durante o Abril Pró Rock em Recife, onde recebeu a maior ovação da história do festival.
Tom Zé é um artista singular e inusitado, não apenas por suas letras (às vezes líricas, outras vezes irreverentes), mas principalmente na sua música e na forma experimental de se expressar. Ele quebra todos os parâmetros usuais e reinventa sons, recorrendo a materiais coo eletrodomésticos, serrotes, buzinas. É simplismente inovador e contagiante.

O DVD "Fabricando Tom Zé", foi lançado no dia 7 de agosto deste ano em todo território nacional. Venceu duas vezes o Festicine de Belém, como melhor documentário longa-metragem e melhor filme e foi exibido no Premiere Brasil em Nova York, no MOMA (Museum of Modern Art). O documentário retrata a vida e a obra de Tom Zé, tendo como fio condutor sua turnê pela Europa, além de narrar episódios da sua infância e situações atuais cotidianas. Os depoimentos do artista são complementados por entrevistas com personalidades como Gilberto Gil, Caetano Veloso, David Byrne e Arnaldo Antunes. "Fabricando Tom Zé" apresenta ao público um músico que não aceita compromissos na sua arte e que aos 70 anos ainda é considerado um músico de vanguarda.


Pra ver o trailer do documentário:






2 comentários:

Alex Oliveira. disse...

Já curtia Tom Zé faz algum tempo, e estes dias atrás tive a oportunidade de assistir a um show dele. Com toda certeza ele é um cara excêntrico, e que leva consigo um lado crítico que a toda instante se torna direto e sutil, e transcende com todo o seu dadaísmo.

Unknown disse...

laís esta ótimo
muito criativo gostei da materia sobre tom zé ficou muito bom
alias esta tudo mara
selma