quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Curiosidades sobre o Baleiro



O versátil artista Zeca Baleiro sempre foi um implacável consumidor de doces e balas, daí a origem do nome. Entre uma aula e outra na universidade, ele saboreava suas balas e geralmente tinha um estoque delas consigo, o que fazia com que os colegas o procurasem quando desejavam comer uma bala. O apelido ficou. Um tempo mais tarde abriu uma loja de balas, tortas e doces caseiros, Fazdocinhá. Aí, já não teve mais jeito, não importava se gostava do novo nome ou não.

Além de cantor e compositor, é também produtor. Baleiro produziu CDs, nos quais geralmente fez os arranjos e participou cantando, tocando ou compondo, entre eles pode-se citar: "AH" de Patrícia Amaral, "O samba é bom" do sambista maranhense Antônio Vieira, e "Velas" de Rita Ribeiro. Sua composição "Salão de Beleza", é faixa de duas coletânias internacionais: "Brésil", coletânia francesa com vários músicos da nova geração brasileira e "Reggae Around the World", coletânia norte-americana com músicos internacionais. Já fez participaçõs em DVD com grandes nomes da MPB, como Osvaldo Montenegro, Alceu Valença e Gal Costa.

No DVD "Baladas de Asfalto e outros Blues", Baleiro teve a idéia de um filme, que começa com o artista dirigindo um TL vermelho como o da capa do CD, e conta a história de sua ida para o show com seus músicos. A direção é de Tiago Worcman, estreiando em um DVD musical. Ele dirige atualmente o programa Alternativa Saúde/GNT e foi roteirista do Brasil Legal, Muvuca e Caldeirão do Huck,o que facilitou a utilização de uma linguagem documental de televisão, com uma edição mais rápida do que o usual, traduzindo a idéia do Baleiro.

Neste ano, a Saravá Discos, selo criado por Zeca e sua empresária Rossana Decelso, lançou duas trilhas que o artista compôs para espetáculos de dança. Entre os seus projetos esse ano, Baleiro reuniu músicas inéditas para o projeto lançado em julho intitulado "O Coração do Homem-Bomba", em dois volumes disponibilizados no seu site para quem quiser ouvir.

Pouco antes de lançar o primeiro disco, Zeca começou a escrever um livro de culinária, incentivado pelos amigos que ele sempre reunia em almoços na rua Heitor Penteado, em São Paulo. Esses alegres almoços aconteciam no pequeno apartamento que dividia com o compositor Chico César, um dos grandes entusiastas do projeto. No livro, iriam constar receitas feitas por ele próprio, receitas de outras pessoas e histórias sobre comer e cozinhar. O cantor diz que o projeto está congelado pro falta de tempo, devido às suas rotinas de viagem e compromissos assumidos depois dos discos, mas que logo vai ter tempo para dedicar-se ao livro, que pretende lançar em grande estilo, com uma grande boca livre.

Essa é uma história interessante. Em fevereiro de 1995, ao ler na Folha de São Paulo sobre o suposto desaparecimento de Stephen Fry, depois de uma crítica negativa a sua atuação numa peça de teatro em Londres, Zeca não poderia imaginar que faria uma entrevista com o ator,dois anos depois, por conta da música bem-humorada que fez sobre o seu sumiço. Vários telefonemas e faxes a Londres foram necessários para que uma entrevista do ator inglês Stephen Fry a Zeca Baleiro pudesse ser marcada. Mas, finalmente, a Folha conseguiu contactá-lo, e a entrevista foi de ambas as partes, com perguntas de Baleiro e Stephen.

Para ler a entrevista acesse: http://www2.uol.com.br/zecabaleiro/ , no tópico Bala news, TV Bala

2 comentários:

Eudes Benicio disse...

ahhhh, por isso q é Zeca "BALEIRO"!!!! auahuahauha, muito legal o post.
Esse negócio de curiosidades sempre funciona como algo atrativo...

abraço!

LMeirelles disse...

Pois é! Eu achei massa a história, aproveitei logo para postar! rsrsrs