sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Loucuras de um Catedrástico


Amor de montar
"Translúcidas camadas tórridas, sobrepostas, textuais,untadas com a manteiga das horas,flambadas em fogo altíssimo,é o calor dos tempos!
Amor de montar: Máquina de gasolina e tempo,quando vê ascendeu, já somos,e encurta a estrada escura
Amor de montar: Delícia dos instantes pífios,quando prova já é já está e é a melhor das comidas terrenas
Amor de montar: Desmontador dos tempos,quando vê já foi, já fez, eu só peço uma coisa meu Deus :um amor de cada vez!"
Zéu Brito


" (sujeito que dispensa adjetivos) Persona e Personagem, ambas irresistíveis. Alma falante; gargalhada única; carisma de primeira.(...) para se dirigir um bicho-artista como Zéu Britto é necessário tomar alguns cuidados.
Primeiro: deixe o bicho livre. Zéu é um artista que sabe como tocar os afetos do público. Segundo: deixe o bicho livre. Britto é um artista que conhece as possibilidades e os limites de ser espontâneo.
Terceiro: deixe o bicho livre. (...) Zéu Britto quando está em cena (e ele sempre está em cena!) não é só Zéu Britto. É um daqueles artistas que dialoga com seus pares."
Michelle Nicié (crítica teatral do site Almanaque Virtual)


Zéu Britto, ator, compositor, poeta irreverente e bem-humorado sempre surpreende com seu elevado grau de loucura. Loucura essa, que nos faz rir junto com ele, com aquela sua gargalhada única. Sempre está em cena, mesmo fora dos palcos. Tem alma de artista. Destacou-se em trabalhos para teatro, cinema e televisão.
Atualmente, Zéu é apresentador do programa "Retalhão", no canal Brasil e seu próximo projeto é o lançamento do DVD "Saliva-me", que também dá nome ao bloco que irá comandar no Carnaval de Salvador, no ano que vem. Em breve, estará aos domingos no programa Fantástico, num quadro sobre Mitologia Grega, com o grupo mineiro "Giramundo Teatro de Bonecos".
Como artista múltiplo, mistura em si mesmo diversificadas referências: Tom Zé, Hélio Oiticica, Zé do Caixão, Carmem Miranda, do Rei do Baião e também do movimento tropicalista.
Dentre todos os trabalho realizados pelo notável artista baiano, destacaram-se:


  1. O grupo "Los Catedrásticos" (integrou por seis anos)
  2. Os clássicos musicais "Soraya Queimada", "Mirabel Molhado" e "Hino de Louvor à Raspada"
  3. Trilhas sonoras para filmes nacionais, como "Lisbela e o Prisioneiro", "Meu Tio Matou um Cara" e o recente "Guerra dos Rocha"
  4. Compôs e interpretou canções para os seriados de TV "Avassaladoras" (HBO) e "Sexo Frágil", no qual também fazia participações atuando.
  5. Atuou nos projetos: "Pastores da Noite", "A Diarista", "Cidade dos Homens" e 'Sítio do Pica-Pau Amarelo"
  6. A bem-humorada cobertura do Carnaval de Salvador pela Rede Bahia"

Letra de "Hino de Louvor à Raspada":

Eu vou te emprestar o meu Presto barba/ Pois quero te ver raspada/Eu só quero raspada/Só quero raspadinha, meu bem/Se você quiser eu raspo também/Raspe logo o matagal/Pra livrar a área/Eu só quero raspada/Só quero raspadinha, meu bem/Se você quiser eu raspo também/Isso é coisa de cigana/Você tá parecendo Claudia Ohana/Tira a palha da cabana/E deixa o sol entrar/Só quero raspadinha, meu bem/Se você quiser eu raspo também .

Para assistir a entrevista com Zéu no Programa do Jô: http://www.zeubritto.blogger.com.br/

Um comentário:

Joseane disse...

ai que massa!!

Zeu Brito, adoro ele!!!